NOVAS REGRAS DA POUPANÇA 2012 – Entenda O Que Mudou



Novas Regras da Poupança 2012Você que está buscando informações sobre as novas regras da Poupança 2012, poderá encontrar aqui nesse artigo, explicações de como isso pode afetar o bolso do poupador e por que as novas medidas da poupança 2012 foram tomadas pela equipe econômica do Governo Federal.

Bom, para começar, as novas regras da poupança 2012 foram tomadas para que os juros da economia brasileira sigam baixando e assim estimular ainda mais a produção e fazer com que a economia cresça cada vez mais.

Na última quinta-feira dia 03 de Maio de 2012, o Governo brasileiro realizou o pronunciamento das mudanças do rendimento da poupança em 2012.



O QUE MUDA NA NOVA REGRA DA CADERNETA DE POUPANÇA EM 2012

Para que você entenda o que mudou, a ideia do governo é atrelar o rendimento da poupança com as variações da taxa Selic, hoje nos patamares de 9% ao ano.

Enquanto a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, nada muda na rentabilidade da poupança, mas abaixo desse patamar de 8,5%, o rendimento da poupança passa a ser vinculada à taxa Selic.

QUANDO COMEÇA A VALER AS NOVAS REGRAS DA POUPANÇA

A partir do dia 04/05/2012 sexta-feira, os novos valores depositados em caderneta de poupança, o chamado “dinheiro novo” terão rentabilidade diferenciada, caso a taxa Selic siga caindo abaixo de 8,5%.

COMO É CALCULADO ESSA NOVA REGRA DA POUPANÇA

Com a taxa Selic abaixo dos 8,5% ao ano, o valor do rendimento da poupança passa a ser de 70% da taxa Selic mais o percentual da TR (Taxa Referencial).

E QUANTO AO IMPOSTO DE RENDA

Nas novas regras da caderneta de poupança, também não será cobrado Imposto de Renda sobre esse tipo de investimento.

MOTIVOS DA MUDANÇA PARA AS NOVAS REGRAS DA POUPANÇA

O intuito do Governo Federal com as mudanças nos juros da poupança 2012 e atrelar à taxa Selic nos próximos meses, é reduzir a taxa de juros de empréstimos e financiamentos bancários, para que assim se mantenha a economia brasileira aquecida e para que não haja uma fuga desenfreada dos investidores migrando da renda fixa para as aplicações em caderneta de poupança.

Sabendo-se que, sem as mudanças anunciadas, esse tipo de investimento se tornaria mais atrativo que os próprios títulos do Governo Federal.

Acompanhe uma pequena reportagem com sobre as mudanças da Poupança em 2012.



Uma ideia sobre “NOVAS REGRAS DA POUPANÇA 2012 – Entenda O Que Mudou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *