O QUE É MARKETING DIGITAL E COMO ELE FUNCIONA HOJE EM DIA NA INTERNET

marketing digital como funciona

Vender bem é o sonho de todo comerciante não é mesmo? Isso vale tanto na loja física quanto em uma loja virtual, mas acredite, que há quem ache que a tarefa é mais fácil na internet, só que olha, os requisitos básicos são os mesmos,  o assunto é bem interessante.

Se você tem um negócio na internet ou negócio no modelo real antigo ainda, nós vamos dar boa dicas para você vender mais.



Mas o princípio básico é o mesmo para qualquer tipo de venda em qualquer ambiente?

Não, a princípio hoje mudou, no passado o foco era somente à venda, hoje o foco é no relacionamento. E como nós temos as mídias sociais, nós temos o advento da internet que chegou, e isso mudou muito.

O grande desafio na realidade é você transitar para esse noo que é marketing digital 2019 - 2020vo modelo que é um modelo silencioso onde o empresário ainda da velha economia não percebeu e infelizmente ainda quem utiliza as mídias sociais para vender também o seu produto de casa, talvez não tenha conhecimento que a gente vai mostrar agora:

COMO FUNCIONA O MARKETING NA VELHA ECONOMIA

Vamos lá então, como é que se vende na velha economia, o empresário, o empreendedor simplesmente fazia o anúncio e o objetivo principal era vender, era o lado financeiro da coisa, se eu quero comprar um lápis eu vou a uma loja eu compro lápis vou embora e o empresário não tem nem mais uma vez em contato com a gente.

COMO É A NOVA ECONOMIA COM O MARKETING DIGITAL

Na nova economia, esse cenário muda com a chegada da internet, o que a gente chama de marketing digital.

o que é marketing digital

 

Então como é que funciona o marketing digital, nessa nova economia, o empresário empreendedor faz um anúncio, mas esse anúncio em um primeiro momento não é o anúncio de oferta de produto ou serviço, ele primeiro começa a captar os seus contatos, oferece algo em troca e esse algo em troca pode ser um vídeo, pode ser um assunto, pode ser um e book que é uma forma de você colocar a informação na internet e você capta o email desse cliente, isso é no marketing digital é chamado de isca digital

Aí o cliente de posse de deixar o e mail lá na máquina ele tem acesso ao vídeo ou ebook e você começa a gerar um relacionamento com essa pessoa. Você percebe que nenhum momento se fala em vendas ainda, você fica fazendo esse relacionamento.

MARKETING DIGITAL PELO CELULAR E APLICATIVOS

O que é interessante hoje, com os aplicativos de celular é possível também fazer esse relacionamento através de mensagens, através dos famosos aplicativos que nós temos. Diante desse relacionamento, após 4 ou 5 trocas de e mails ou mensagens, você faz um anúncio de venda, quando você faz esse anúncio de venda o cliente pode comprar se for o momento adequado, e se ele não comprar, volta todo ciclo novamente.

Você começa a se relacionar, oferecer conteúdo que essa pessoa tem interesse, mas isso é interessante porque existe um sistema, esse sistema está na internet e isso faz tudo automaticamente pra você através das ferramentas do marketing digital online e offline.

Então o marketing digital é um novo modelo a onde a grande maioria das pessoas não conseguiram perceber ainda?

Muita gente tem a resistência porque pensa, mas eu vou dar meu trabalho, um curso por exemplo, vou dar o meu conteúdo de graça antes de fazer alguma relação de compra e venda? então hoje tem que calcular até mesmo esses valores que estão embutidos de uma forma diferente pra você perceber que pode vir a ter retorno lá na frente.

A grande sacada é, quando você vende conhecimento por exemplo, você solta um pedaço do conhecimento, o conhecimento principal você deixa em aberto e para pessoas se aprofundarem nesse conhecimento aí ele tem de fazer a compra do seu produto digital ou produto físico.

A AMOSTRA GRÁTIS DO MARKETING DIGITAL

Vai começando a criar essa necessidade de mostrar que aquele produto que você tem para oferecer ele é essencial para aquele possível cliente, é a famosa amostra grátis dos negócios tradicionais.

Na verdade, se migrou  a amostra grátis dos produtos físicos que a gente recebia lá na loja na porta da loja, isso foi para a internet.

Agora como é que nós fazemos quando o produto é físico? Tem muita gente que vende roupas, vende alimentos na internet?

Você pega por exemplo, se você é empresário de produtos naturais de alimentação saudável, quem consome esse tipo de produto tem interesse nesse conhecimento, você começa a soltar e oferecer primeiramente conteúdo e no meio você vai gerando relacionamento. Então a venda é muito mais leal, nessa venda você tem muito mais é vontade de consumir, principalmente porque existe uma sinergia de interesses.

Há, tem que ter manutenção, não adianta ter feito o relacionamento, fazer a primeira venda esquecer e partir para outros clientes, têm que ter a manutenção desse relacionamento também.

O AUMENTO DAS VENDAS COM O MARKETING DIGITAL

O aumento de vendas o que é, é você conservar os seus clientes antigos e ir em busca dos novos – o que acontece na velha economia é que a grande maioria dos empresários estão muito mais preocupados em buscar novos clientes e acabam esquecendo dos velhos que são aqueles leais e que às vezes você inclusive lança promoções para novos clientes e esquece aquele que já é leal – e ele fala, poxa, você está criando uma promoção para um novo cliente eu já estou há anos com você não tem esse direito.

Então é importante repensar esse modelo porque provavelmente está perdendo clientes e clientes de longas datas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *